quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AULA DE DIREITO EMPRESARIAL I - SOCIEDADE SIMPLES


AULA DE DIREITO EMPRESARIAL I

 

.- SOCIEDADE SIMPLES

 

 - SOCIEDADES SIMPLES E SOCIEDADES EMPRESÁRIAS

 

O novo Código Civil deu forma a uma nova modalidade de contrato social no direito Positivo brasileiro, a sociedade simples.

 

Foi concebida com dupla finalidade:

 

- a primeira de se distinguir das sociedades empresárias, adotando objeto diverso da atividade empresarial;

- a segunda de servir de modelo ou fonte supletiva dos demais tipos societários.

 

– OBJETO DA SOCIEDADE SIMPLES

 

A sociedade simples sempre possui objeto social distinto da atividade própria de empresário, que, por sua vez, consiste no exercício de atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou de serviços. O objeto da sociedade simples poderá incluir, por exemplo, a prestação de serviços intelectuais, artísticos, científicos ou literários.

 

 

 

– CONTRATO SOCIAL

 

A sociedade simples pode ser classificada como sociedade pessoal, tendo em vista a rigidez imposta pela regra legal no tocante à modificação do contrato social. Há a necessidade de consentimento unânime dos sócios nas deliberações que alterem as cláusulas referentes aos elementos essenciais do contrato:

a) nome, nacionalidade, estado civil, profissão e residência dos sócios, se pessoas naturais, e a firma ou a denominação, nacionalidade e sede dos sócios, se jurídicas;

b) denominação, objeto, sede e prazo da sociedade;

c) capital da sociedade, expresso em moeda corrente, podendo compreender qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação pecuniária;

d) a quota de cada sócio no capital social e o modo de realizá-la;

e) as prestações a que se obriga o sócio cuja contribuição consista em serviços.

f) as pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;

g) a participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;

h) se os sócios respondem ou não, subsidiariamente, pelas obrigações sociais.

 

Nas demais cláusulas, estipuladas pelos sócios, a alteração depende da aprovação da maioria.

 

 – INSCRIÇÃO DO CONTRATO

 

Por se destinar às atividades não empresariais, a sociedade simples deve ser inscrita no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, dentro de trinta dias subseqüentes a sua constituição (art. 988)

 

– DIREITOS E OBRIGAÇÕES DOS SÓCIOS

 

- Dever de contribuir;

- Dever de probidade na gestão financeira;

- Direito-dever de co-participação nos lucros e perdas;

- Direito de participar das deliberações;

- Direito de fiscalização;

- Direito de retirada;

- Direito de participar do acervo, em caso de liquidação.

 

 

DEVER DE CONTRIBUIR

 

Obrigam-se a ingressar com os aportes estabelecidos, na forma e prazo previstos no contrato social, sob pena de serem considerados remissos e, conseqüentemente, se sujeitarem à caracterização da mora, que, uma vez verificada, pode conduzir a três soluções distintas:

a)    cobrança do valor devido à integralização subscrita, acrescida da indenização devida pelo dano emergente;

b)    exclusão do sócio remisso;

c)    redução de sua participação na sociedade ao montante já realizado.

 

A constituição em mora do sócio remisso faz-se por notificação, judicial ou extrajudicial, e configura-se uma vez decorridos trinta dias de seu recebimento.

 

 

DEVER DE PROBIDADE NA GESTÃO FINANCEIRA

 

O dever de probidade na condição dos negócios sociais é, principalmente, endereçado ao administrador (art. 1011).

 

Fazê-lo em desacordo com o consenso da maioria implica responsabilidade pessoal (art. 1013, § 2º)

 

 

 

 

 

DIREITO-DEVER DE CO-PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E PERDAS

 

Em toda sociedade, o sócio fica sujeito à participação nos lucros e nas perdas, na proporção de sua quota. Assim, se sua contribuição corresponde a cinqüenta por cento do capital, será essa sua participação nos lucros e nas perdas. É possível que o contrato estipule outros valores, distintos da participação societária, mas em hipótese alguma pode prever a não-participação de algum sócio nos lucros e/ou nas perdas.

 

 

DIREITO DE PARTICIPAR DAS DELIBERAÇÕES

 

As decisões na condução dos negócios sociais serão sempre tomadas por maioria de votos – metade mais um -, segundo o valor das quotas de cada sócio, salvo se o contrato exigir deliberação por número superior ou unanimidade.

 

Havendo empate nas deliberações, competirá ao juiz decidir. Antes porém, deve-se tentar mediante novo sufrágio, obter a participação do maior número de sócios, e somente se persistir o empate recorrer às vias judiciais.

 

Algumas deliberações implicam modificação do contrato social, e nesse caso, sua eficácia perante terceiros dependerá de inscrição no registro público.

 

 

DIREITO DE FISCALIZAÇÃO

 

Os sócios têm o direito de fiscalizar o andamento dos negócios sociais, podendo, para tanto, examinar a qualquer tempo, ou em data que o contrato estipular, os livros e documentos sociais, o estado da caixa e da carteira da sociedade, isto é, a situação dos créditos e dos débitos sociais.

 

 

DIREITO DE RETIRADA

 

O direito de retirada voluntária da sociedade simples não é absoluto, sujeitando-se a um rígido regramento e abrangendo duas modalidades:

a) o comum, ordinário ou imotivado, que pode ser exercido na sociedade constituída por prazo indeterminado, mediante simples notificação do sócio retirante dirigida aos demais sócios com antecedência mínima de sessenta dias (art. 1029);

b) o extraordinário, na hipótese de o contrato ter previsto prazo determinado para a duração da sociedade. Nesse caso, a retirada dependerá do consentimento unânime dos sócios; não sendo concedido, sujeitará o sócio a decisão judicial, em ação de resolução de contrato de sociedade, na qual se buscará demonstrar a justa causa alegada.

 

Por justa causa, entende-se todo e qualquer ato, ou conjunto de atos, de um  ou alguns sócios que impeça o prosseguimento da atividade comum, da vida societária. Não são situações delineadas na lei, como ocorre com as aplicáveis para as sociedades por ações. São demonstrações claras de fatos que, para o homem comum, impedem a realização dos fins sociais.

 

 

DIREITO DE PARTICIPAR DO ACERVO, EM CASO DE LIQUIDAÇÃO

 

A sociedade pode vir a se dissolver por inúmeras razões legais ou em virtude de consenso entre os sócios, judicial, ou extrajudicialmente, passando à liquidação, com a venda de seus bens e satisfação de suas dívidas.

 

É possível fazer o rateio por antecipação da partilha, à medida que forem apurados os haveres sociais que sobejarem após realizados os pagamentos aos credores, segundo a proporção de cada um no capital social

 

– ADMINISTRAÇÃO DA SOCIEDADE SIMPLES

 

Salvo consentimento dos demais sócios, portanto, unânime, e com modificação do contrato social, estas não podem ser delegadas a outro sócio, tampouco a terceiros (art. 1002).

 

A nomeação do administrador da sociedade deve ser indicada no contrato social levado a registro no órgão competente, e, se não for, no silêncio a respeito de quem a exerce, a administração competirá separadamente a cada um dos sócios.

 

 – QUALIDADE PESSOAL DO ADMINISTRADOR

 

Na sociedade simples, o administrador é sempre uma pessoa natural (art. 997, VI), vedando-se seu exercício às pessoas jurídicas.

 

A lei não proíbe expressamente que a administração da sociedade simples seja encarregada a não sócios, como o faz para outras sociedades de cunho pessoal, definidas no Código Civil (Como por exemplo: sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples e em conta de participação). Tampouco o legislador se encarregou de remeter a matéria para o contrato social, como fez em relação às sociedades limitadas.

 

 – IMPEDIMENTOS

 

Estão impedidas de administrar qualquer sociedade, no período de duração dos efeitos da pena, as pessoas condenadas definitivamente pela prática:

 

a)    de fato que impeça o acesso a cargos públicos. São dessa natureza as hipóteses previstas na Lei 8429 de 02/06/1992, que incluem enriquecimento ilícito e atos que causam prejuízo ao erário público ou que atentem contra os princípios da Administração Pública;

b)    de crimes falimentares, a quem forem impostos esses efeitos na sentença criminal;

c)    de prevaricação, peita ou suborno, concussão:  São as modalidades criminosas encontradas no Código Penal.

Art. 316 (concussão): exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.

Art. 317 (corrupção): solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.

Art. 319 (prevaricação): retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.

d)    De crimes contra a economia popular (Lei 1521 de 26/12/1951);

e)    De crimes contra o sistema financeiro nacional (Lei nº 7492 de 16/06/1986);

f)     De crimes contra as normas de defesa da concorrência (art. 195 da Lei nº 9279/96)

g)    De crimes contra as relações de consumo, especialmente os indicados no Código de Defesa do Consumidor, (Lei nº 8078 de 11/09/1990);

h)   De crimes contra a fé pública, definidos no Código Penal abrangendo as seguintes hipóteses:

-          moeda falsa e similares (art. 289 a 292 do C.P.)

-          falsidade de títulos e outros papéis públicos (art. 292 a 295)

-          falsidade documental (art. 296 a 305)

i)     De crimes contra a propriedade , abrangendo:

-          os crimes contra o patrimônio (furto, roubo, extorsão, etc);

-          os crimes de violação de direito autoral;

-          a propriedade intelectual em geral

-          os crimes contra a propriedade industrial.

 

 – FORMAS DE EXERCÍCIO

 

Do confronto dos arts. 1013 e 1014 do Código Civil, é possível identificar algumas possibilidades legais e contratuais de formas de administração na sociedade simples:

 

a)    administração disjuntiva: cada um dos sócios exercerá os atos de administração separadamente, cabendo-lhes reciprocamente o direito de impugnar a operação pretendida pelo outro;

b)    administração conjunta atribuída a todos os sócios: as decisões são tomadas por consenso entre todos, salvo nos casos urgentes, que poderão ser objeto de decisão de um ou de alguns deles;

c)    administração conjunta facultada a alguns sócios, tão-somente: nesse caso, os atos de execução não podem desobedecer às deliberações dos sócios, que decidem por maioria.

 

– SUBSTITUIÇÃO DO ADMINISTRADOR

 

O administrador não pode ser substituído no exercício de suas funções, mas lhe é permitido constituir mandatários com poderes para a prática de atos e operações especificadas na procuração. (art. 1018)

 

Quando os poderes do administrador lhe forem conferidos por cláusula expressa no contrato social, serão tidos por irrevogáveis, exceto se houver modificação de cláusula contratual, morte do administrador indicado, sua interdição ou inabilitação por decisão. (art. 1019)

 

Entretanto, se os poderes foram conferidos por ato separado do contrato social – outorga por mandato conferido por um dos outros sócios ou deliberação social posterior ao contrato social, o princípio aplicável é o da revogabilidade a qualquer tempo. (Parágrafo único, art. 10109)

 

 – RESPONSABILIDADE DA SOCIEDADE PERANTE TERCEIROS

 

A sociedade é primariamente responsável, como pessoa jurídica, pelas obrigações assumidas perante terceiros. Entretanto, se os bens sociais não cobrirem as dívidas sociais, os sócios respondem pelo saldo, na proporção em que participem das perdas sociais. É possível ainda, que o contrato estabeleça a responsabilidade solidária dos sócios, e, assim, a obrigação será ilimitada em relação a seus bens particulares até o pagamento integral dos débitos existentes.  (art. 1022). Em um ou outro caso, a responsabilidade dos sócios é secundária, garantindo-lhes o benefício de ordem: os bens particulares somente serão executados após todos os bens sociais (art. 1024).

 

 

LIQUIDAÇÃO DE SÓCIO

 

Em relação ao sócio, sua condição pessoal na sociedade impede que credor particular seu faça recair a execução diretamente sobre sua quota social, substituindo sua posição, função e privilégios na sociedade. Entretanto, a legislação permite que a execução se dê sobre os lucros que o sócio tiver direito a retirar na sociedade, e, ainda, sobre o valor que se apurar pela liquidação especial da quota do devedor, com necessária redução do capital da sociedade. (art. 1026).

 

 

RESOLUÇÃO DA SOCIEDADE EM RELAÇÃO A UM SÓCIO

 

Além da hipótese de retirada voluntária de sócio estudada acima, a sociedade se resolve em relação a um sócio em razão de sua morte ou exclusão, acarretando muitas vezes a redução do capital social, na parte que corresponder à quota resolvida.

 

Resolução em virtude de morte

 

A inevitabilidade do evento morte pode ser objeto de cláusula social que defina, de antemão, a sucessão do sócio pré-morto, a forma de apuração e liquidação de sua participação e a dissolução total ou não da sociedade.

 

A lei, na omissão do contrato, previu, a dissolução parcial da sociedade: falecido um dos sócios, e no silêncio do contrato social, podem os demais optar por:

 

a)    dissolver a sociedade (art. 1028, II);

b)    acordar, com os herdeiros, sua substituição no quadro social (art. 1028, III);

c)    pagar o valor da quota aos herdeiros, com base na situação patrimonial da sociedade, à data da resolução, que coincide com o evento morte, verificada em balanço especialmente levantado (art. 1031).

 

 

Resolução em virtude de exclusão

 

A exclusão do sócio pode ocorrer em cinco circunstâncias:

 

a)    o sócio se torna remisso, pelo descumprimento do dever de contribuição correspondente a sua participação no capital social, na forma e prazos previstos (art. 1004);

b)    sua quota foi liquidada em execução de seus credores particulares (art. 1026);

c)    falta grave no cumprimento de suas obrigações (desídia incapacidade moral, abuso, prevaricação, etc);

d)    ocorrência de incapacidade superveniente

e)    decretação de sua falência (parágrafo único, art. 1030)

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Testemunha não é suspeita por mover ação idêntica contra mesma empresa

Deve-se presumir que as pessoas agem de boa-fé, diz a decisão. A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho determinou que a teste...