terça-feira, 19 de maio de 2015

NJ PROFISSÕES - Geógrafo e geólogo: os profissionais que trabalham pelo bem-estar do Planeta.




 

Géografo e geólogo. Você sabe a diferença entre eles? Por terem nomes tão parecidos e se referirem ao estudo da Terra, muitas pessoas confundem estas duas profissões. Mas elas são diferentes e é sobre estes profissionais que vamos tratar nesta NJ especial.

Ambas têm um núcleo comum: geo, radical grego que significa "Terra". Assim, Geografia, literalmente "descrição da Terra", é a ciência que estuda a relação entre o planeta e seus habitantes. Já a Geologia é a ciência que estuda a origem, história, vida e estrutura da Terra.

Com o dia comemorado em 29 de maio, o geógrafo dedica-se ao estudo das características físicas da Terra e do processo de ocupação do meio ambiente pelo homem, considerando aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. Os profissionais formados em Geografia podem lecionar e atuar em pesquisas acadêmicas e de campo e em atividades de mapeamento e sensoriamento remoto, elaboração de laudos de impacto ambiental e planos diretores para municípios dentre outras. O mercado de trabalho vem crescendo a cada dia e oferecendo diversas oportunidades, sobretudo nas áreas ambiental e de geoprocessamento.

Por seu turno, o geólogo, cujo dia comemora-se em 30 de maio, estuda a estrutura e os processos que formaram a Terra, sua evolução ao longo do tempo e os efeitos práticos das transformações pelas quais passa o planeta. A atividade mais tradicional realizada pelos geólogos é a busca por bens minerais, como o ouro e o ferro, e o planejamento urbano, atuando na prevenção de inundações e erosão do solo, por exemplo. Eles podem trabalhar também nas pesquisas para prospecção de petróleo e gás ou para a perfuração de poços de água subterrânea, além de atuarem em obras de engenharia, como rodovias, ferrovias, túneis e barragens. A profissão está em ampla ascensão no Brasil devido ao crescimento da demanda por recursos naturais.


CLIQUE nos links abaixo e saiba mais sobre os direitos e condições de trabalho desses profissionais. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Testemunha não é suspeita por mover ação idêntica contra mesma empresa

Deve-se presumir que as pessoas agem de boa-fé, diz a decisão. A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho determinou que a teste...