Certificação digital - Processo Judicial eletrônico
Processos | 08.08.2013
O que é certificado digital?
É um documento
eletrônico, que contém dados sobre a pessoa ou empresa que o utilizam,
para comprovar sua identidade perante terceiros. Funciona como uma
carteira de identidade eletrônica, permitindo que transações via
internet, assinatura digital de documentos e autenticação de usuários
tornem-se operações seguras. Sua validade jurídica é garantida pela Medida Provisória 2200-2/2001.
No TJMG, a emissão de certificados digitais é regulamentada pela Portaria 2337/2009.
No TJMG, a emissão de certificados digitais é regulamentada pela Portaria 2337/2009.
O que é assinatura digital?
Assinar digitalmente um documento é, por meio de autenticação com certificado digital, garantir a autenticidade e integridade desse documento, ou seja, provar que o autor é quem diz ser e que o conteúdo do documento não foi alterado, desde a sua assinatura.
Assinar digitalmente um documento é, por meio de autenticação com certificado digital, garantir a autenticidade e integridade desse documento, ou seja, provar que o autor é quem diz ser e que o conteúdo do documento não foi alterado, desde a sua assinatura.
Benefícios da utilização da assinatura digital no TJMG:
- agilizar atos e procedimentos inerentes à prestação jurisdicional;
- diminuir custos;
- aumentar a capacidade de processamento de ações;
- facilitar o trabalho dos advogados, defensores e promotores;
- aumentar a capacidade de processamento de ações;
- facilitar o trabalho dos advogados, defensores e promotores;
- melhorar a qualidade do atendimento às partes.
Por que você vai precisar da certificação digital no TJMG?
Em breve, o TJMG vai
implantar, na 2ª instância, o processo judicial eletrônico. Advogados,
defensores públicos e promotores poderão, por meio do certificado
digital, protocolizar petições iniciais, recursais e intermediárias,
interpor recursos e acompanhar os autos eletronicamente.
Como obter a certificação digital?
É de responsabilidade
de cada órgão o fornecimento do certificado digital. Defensores públicos
e promotores podem procurar, junto a suas entidades, as informações
sobre como obter a certificação digital. Advogados podem obter a
certificação junto à OAB/MG. Acesse o link.
Em quais aplicações já é possível usar a certificação digital?
- Themis;
- Projudi;
- Infojud (Sistema da Receita Federal);
- Renajud;
- Alvará de Soltura eletrônico;
- Malote Digital CNJ;
- Sistema de Informações Eleitorais (SIEL);
- IRPF (envio da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física);
- alguns bancos já admitem o acesso do home banking, utilizando-se o certificado digital.
Atos normativos
Lei Federal nº 11.419/2006: dispõe sobre a informatização do processo judicial.Portaria-Conjunta 258/2012: dispõe sobre o aproveitamento e a expansão do Projeto Themis no TJMG.
Portaria 2337/2009: dispõe sobre normas para fornecimento de certificados digitais para magistrados e servidores no âmbito do TJMG.
Medida Provisória 2200-2/2001
Fonte: TJMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário